Tomografia computadorizada 3D

O exame consiste no processamento de imagens por feixe de raios-x em formato de cone, por isso também é chamado de tomografia computadorizada cone beam. Essa nova tecnologia diminui a exposição do paciente a radiação e permite a reprodução do complexo maxilomandibular em qualquer dos três planos espaciais e imagem tridimensional.

O nome tomografia vem do grego (tomos = secção e grafia = registro), ou seja, consiste no registro de secções ou “fatias” do corpo examinado pelo o uso dos raios-x. Por possuir esse princípio e pelo fato de que a obtenção da imagem se dá a partir de programas específicos de computador, recebeu o nome de tomografia computadorizada.

Sua indicação inclui todas as especialidades da odontologia, uma vez que, diferente da radiografia 2D, o exame disponibiliza riqueza de detalhes, sem sobrepor imagens, sem distorções ou ampliações, e em tamanhos reais. Veja as principais indicações:
• Implantes: a tomografia computadorizada é muito importante nos estudos de implantes dentários, pois apresenta a morfologia do processo alveolar da maxila e da mandíbula do paciente, sendo possível obter as medidas de sua altura e espessura em tamanho real, assim como a qualidade óssea.
• Endodontia: especialidade que a cada dia mais utiliza a tomografia para avaliar em profundidade fraturas, calcificações, condutos supranumerários, dilacerações radiculares da cada raiz individualmente.
• Tomografia para ortodontia 3D: ter conhecimento da anatomia das raízes, da relação das ATMs (articulações temporomandibulares), espessura das bases ósseas, espaço para movimentações ortodônticas são fundamentais para um planejamento seguro e eficaz de aparelhos dentários.
• Localização com tomografia: tem como objetivo obter uma visão tridimensional de uma determinada área para localizar algum dente incluso, supranumerário ou uma lesão e poder planejar a cirurgia, tendo o conhecimento das distâncias até as raízes dos dentes vizinhos ou de estruturas importantes, como nervos e vasos sanguíneos. 
• Tomografia de ATM: tem a finalidade de evidenciar toda a articulação temporomandibular (ATM), em vista lateral ou frontal, em boca aberta ou fechada. É indicada para verificação de fraturas, desgastes e processos degenerativos de todo sistema articular.
• Cirurgias: o planejamento tridimensional, com guias e protótipos obtidos por meio da tomografia, torna o tratamento personalizado e com resultado mais seguro, rápido e assertivo.
Estética: ter conhecimento da estrutura dental como um todo, parte óssea e raízes garante um resultado mais permanente e seguro nos tratamentos de odontologia estética. Usar a tecnologia digital da tomografia + escaneamento + CAD* garante precisão, rapidez e mais durabilidade dos procedimentos estéticos.
*Do inglês: Computer Aided Design, ou Desenho Assistido por Computador.
Share by: